domingo, 14 de outubro de 2012

Chaves Hexagonais




Caros leitores, demonstro mais uma ferramenta de meu arsenal estas chaves **Hexagonais** são comumentes chamadas de chaves allen, tem seu desenho (Geometria) na forma sextavada ou hexágono.



Forma geométrica normal com seis lados iguais.















Existem algumas variáveis deste tipo de ferramenta como exemplo com ponta arredondada (Bola)  para facilitar a utilização em locais de difícil acesso.



Ou ainda na forma de **T** para facilitar apertos rápidos, creio que mais empregado na eletrônica entre outras.





Na verdade esta ferramenta é a mesma com a inserção de um cabo plastico, para facilitar o manuseio.


Mais informações Tecnicas.





















Em meu caso já utilizo a muito tempo as ferramentas do fabricante ** IRWIN **  ateso sua qualidade de forma positiva na qualidade e valores.

A minha utilização esta voltada para mecânica de uma forma geral, desta feita tem sua qualidade exigida, danos nestes tipo de ferramentas são comumente encontrados por exageros na utilização.
Alguns motivos encontrados são; danos no encaixe do parafuso, aplicação de medidas erradas, no caso das medidas temos algumas com sua geometria muito aproximada assim facilitando facilmente o erro na escolha da chave correta.

Outro detalhe pertinente e fazer uso com esforço demasiado tendo em vista que em alguns momentos os parafuso tem um corpo (rosca) longo e extremamente fixado. Nestes casos aconselha-se  utilizar de artifícios  para facilitar a soltura do mesmo, pode-se aquecer em certas ocasiões ou até mesmo bater na cabeça do parafuso claro que haverá dano ao mesmo mas entre um parafuso e uma chave fico com a chave.





 Este é o jogo que tenho, vem com um estojo de nylon com fechamento por velcro facilitando seu armazenamento.


Pode-se adquirir peças avulsas para uma necessidade especifica.







Aqui o jogo de chaves que consiste em medidas de Milimetro e Polegadas.


















Existem inúmeras marcas no mercado, acredito que na maioria sejam chinesas, no caso do fabricante em questão também acredito que sejam confeccionas na china mas trazem a qualidade da marca.

Hoje temos uma avalanche de produtos chineses no mescado com baixa qualidade então fica a dica vale a pena investir um pouco mais e adquirir produtos de qualidade.

Espero que esta informação venha ajudar algum leitor que não tenha conhecimento sobre este tipo de ferramenta.

Hotz....